sábado, 6 de fevereiro de 2010

PLANO DE AULA

PLANEJAMENTO:

TEMÁTICA INICIAL:A MAGIA DOS LIVROS


LINGUAGEM:
ESCRITA,LEITURA,EXPRESSÃO CORPORAL.

EDUCAÇÃO FÍSICA:

JOGOS DE CORRER,EQUILIBRIO,ATENÇÃO,...

MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DOS ESQUEMAS DE PENSAMENTO:

ATIVIDADES SOBRE ATRIBUTOS E CONJUNTOS;
ATIVIDADES SOBRE CORRESPONDÊNCIA;
ATIVIDADES DE RELAÇÕES DE EQUIVALÊNCIA.

EDUCAÇÃO PARA AS ARTES:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO CORPORAL,HIGIENE,SAÚDE,DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.(RECICLAGEM).

EDUCAÇÃO PARA A PAZ: IDENTIDADE,GRUPOS,DIFERENÇAS (ATRIBUTOS),ÉTICA.

CARTAZES:
PRESENÇA PLENA, ALFABETO,NÚMEROS,ANIVERSARIANTES,NOMES COMPLETOS DOS ALUNOS,CALENDÁRIO,TEMPO,CUISENAIRE(CORES),GLOSSÁRIO DE PALAVRAS,PALQUINHO PARA LEITURA,ESCADAS DE AVALIAÇÃO.
VARAL DE TRABALHOS DOS ALUNOS: ESTRELAS

HISTÓRIAS:
O COELHINHO QUE NÃO SABIA LER,O HOMEM QUE NÃO SABIA LER,A CENTOPÉIA QUE PENSAVA,BATALHÃO DAS LETRAS,A HISTÓRIA DA CATARINA,CHAPEUZINHO VERMELHO NARRADA
PELO LOBO,A PROFESSORA DONA FOFA,O DRAGÃO COMILÃO,O SIRI AZUL,PINÓQUIO,SOLDADINHO DE CHUMBO,MARIA VAI COM AS OUTRAS,ESCOLINHA DO MAR,O MENINO E O MAR,A HISTÓRIA DO QUADRADINHO,SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO,O PEQUENO PRÍNCIPE,PÉ DE PILÃO,LILI INVENTA O MUNDO...

OBRAS DE ARTE:ESCHER,PORTINARI,FOTOS DE ÉRICO VERÍSSIMO,E DE MÁRIO QUINTANA QUANDO CRIANÇA,PICASSO,AUGUST RODIM,TARSILA DO AMARAL,ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA,LUIZ SACILOTTO,......


AULA 1:segunda -feira

1-APRESENTAÇÃO DA PROFESSORA:

É BOM SER CRIANÇA!
A GENTE BRINCA,GANHA PRESENTES,MUITO CARINHO,APRENDE BASTANTE.
ESTAMOS JUNTOS PARA COMEÇAR MAIS UM ANO CHEIO DE SURPRESAS.
CHEGOU A HORA DE DESCOBRIR MUITOS SEGREDOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
­_QUEM ESTÁ CURIOSO?
OTIMO QUANTO MAIS CURIOSIDADE MELHOR.VAMOS APRENDER MUITAS COISAS JUNTOS.

2-CHAMADA PEDINDO QUE CADA CRIANÇA DIGA QUAL É SEU ANIMAL PREFERIDO.

3-ENTREGA DE BONÉS COM O NOME DOS ALUNOS.

COLOCAR CARTAZ COM FRASE:VOLTA AS AULAS.PERGUNTAR O NOME DAS LETRAS PARA ALUNOS,PERGUNTAR QUAL O SOM DAS LETRAS V QUANDO JUNTAMOS COM Ó,OBSERVAR SE ALGUM ALUNO LÊ PALAVRAS OU A FRASE.CONTAR PALAVRAS...
DISTRIBUIR FOLHA PARA QUE PROCUREM A PRIMEIRA LETRA DE SEU NOME.

COLA UMA BOLINHA DE PAPEL AZUL PARA CADA MENINO DA TURMA E UMA BOLINHA ROSA PARA CADA MENINA.
QUANTAS MENINAS TEM?
QUANTOS MENINOS?
QUANTOS ALUNOS TEM NOSSA TURMA?
TEM MAIS MENINAS OU MAIS MENINOS?
CONVERSAR SOBRE CORES E OS GÊNEROS.

4-ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO:
CRIANÇAS EM CÍRCULO PASSAM UM URSINHO DE PELÚCIA DE MÃO EM MÃO E CADA CRIANÇA FAZ
UM CARINHO NO URSO DE DIVERSAS FORMAS:BEIJA,ABRAÇA,ACARICIA...
NA 2ª ETAPA DA BRINCADEIRA A CRIANÇA DEVERÁ REPETIR NO COLEGA QUE ESTÁ AO SEU LADO O CARINHO FEITO NO URSINHO.

5-HISTÓRIA:
NESTE BAÚ EU GUARDO MEUS TESOUROS.VAMOS DESCOBRIR O QUE PODEMOS ENCONTRAR?
LIVRO:O URSINHO QUE NÃO QUERIA ESTUDAR.

6-CONVERSA:
HORA DO BANHEIRO,MERENDA,TAREFAS,CUIDADO COM O MATERIAL ESCOLAR,A CHEGADA DE VISITAS....

Relato das crianças falando sobre os sentimentos da volta à escola.

7-PASSEIO PELAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA.

8-MERENDA PEDAGÓGICA:

9-CLASSES EM U:

LÁPIS PASSEIA PELO PAPEL:
DESENHO LIVRE:

10-PRIMEIRA ETAPA DA PROVA AMPLA PARA VERIFICAR NÍVES DE ESCRITA E DE LEITURA.
AVALIAÇÃO COMO SUPORTE DA AÇÃO PEDAGÓGICA DA PROFESSORA.

ESCRITA ESPONTÂNEA DO NOME:

11-TAREFA DE CASA:

A)ESCOLHER UM BRINQUEDO PREFERIDO PARA TRAZER NO DIA SEGUINTE.
B)FOLHA MIMEOGRAFADA:

ESTA É MINHA HISTÓRIA:


Meu nome é:...................................................................

Minha idade é:................................................................




Tu és importante para o mundo em que vives.
Não existe ninguém igual a ti.Tu és uma criança especial e inteligente.
1-Desenha:

Teu retrato: Coisas que gosto:


.................................. .......................................

O que faço:

Pela manhã: À tarde: À noite

............................. .......................... .....................

AULA 2:terça-feira

1-FORMAÇÃO DE GRUPOS DE 4 COMPONENTES:
DINÂMICA CARA METADE:
CADA CRIANÇA AO ENTRAR ESCOLHE UM CARTÃO COLORIDO E PROCURA OS COLEGAS QUE POSSUEM
A MESMA COR.

2-História da escrita
-COLOCAÇÃO DO ALFABETO ILUSTRADO NO QUADRO DE GIZ:
Distribuição do alfabeto para os alunos como se fosse entrega de um diploma.

3- CHAMADA:
CANÇÃO DE CHEGADA:colocar cartaz letra da música com dois tipos de letra.
A É UMA LETRA DO ABC.
(NOME DO ALUNO) COMO EU GOSTO DE VOCÊ.
LEITURA PELA PROFESSORA,PELA TURMA,PELOS GRUPOS

ENTREGA DE CRACHÁS.

PREENCHIMENTO DO CARTAZ PRESENÇA PLENA:
CANÇÃO NOSSA TURMA ESTÁ COMPLETA.

3-COMBINAÇÃO:

Código dos dias da semana,realizando um movimento para cada dia
ex:segunda-feira-andar agachado...

REGRAS:
DESENHO DOS ALUNOS:
NA ESCOLA EU POSSO: NÃO POSSO:

A PARTIR DOS DESENHOS DOS ALUNOS ORGANIZAR CARTAZ NOSSAS COMBINAÇÕES.

4- ATIVIDADE CORPORAL:
AO SOM DE MÚSICA CLÁSSICA:
CRIANÇAS CAMINHAM PELA SALA E AO PASSAR PELOS COLEGAS INTERAGEM DE FORMAS DIFERENTES:
JOELHO COM JOELHO,COTOVELO COM COTOVELO,ACENO,APERTO DE MÃO,ABRAÇO....

CANÇÃO RITMO DA CHUVA.:
UM DEDO BATENDO NO OUTRO(CHUVA FRAQUINHA);
UM DEDO BATENDO EM DOIS DEDOS DA OUTRA MÃO E ASSIM SUCESSIVAMENTE
ATÉ QUE CHEGUEM A BATER PALMAS(CHUVA INTENSA).
NOMEAR OS DEDOS:DEDO MINDINHO,...
ABRE E FECHA AS MÃOS,ESFREGA UMA NA OUTRA,...

5-GRÁFICO DE MÃOS:
CARTAZ COM DESENHOS E NOMES DOS ANIMAIS CITADOS PELAS CRIANÇAS NO DIA ANTERIOR:
A BAIXO DA FIGURA DO SEU ANIMAL PREFERIDO OS ALUNOS IRÃO CARIMBAR A MAÕZINHA USANDO TINTA GUACHE.
OBSERVAÇÃO:
USAR CORES DIFERENTES PARA CADA VOTO CRIANDO SEQUÊNCIAS VARIADAS DE CORES.

6-ATIVIDADES SOBRE O NOME:

BINGO DAS LETRAS DO NOME,

NOMEAR OBJETOS ESCOLARES COLOCANDO ETIQUETAS.

7- FOLHA MIMEOGRAFADA:

8-ORGANIZAÇÃO DOS CADERNOS DE AULA E DE TEMA.
COPIAR DO CRACHÁ O PRÓPRIO NOME E O NOME DA PROFESSORA.

COLAR NO CADERNO DE TEMA:
FIGURA DA 1ªPÁGINA
CALENDÁRIO COMO ESTÁ O TEMPO.
ALFABETO :LER PARA MAMÃE



9-HORA DA HISTÓRIA:
DEBAIXO DA ÁRVORE DO PÁTIO NUMA RODINHA CONTAR A HISTÓRIA:
A CENTOPÉIA QUE PENSAVA DE HERBERT DE SOUZA-BETINHO.

Qual é a letra inicial do animal que tu gostas?
Quem na sala de aula tem o nome iniciando por essa letra?
Qual é a letra que começa a palavra joaninha ?(verificar se algum aluno faz referência ao x,ch.)

10-BRINCADEIRA NO PÁTIO:
CADA MACACO NO SEU GALHO;
LÁ VAI A FORMIGUINHA CARREGANDO:
Alunos falam palavras e a professora dirá sim toda vez que alguém disser palavras iniciadas com a letra :a
BRINCADEIRA LIVRE COM BRINQUEDO PREFERIDO.

11--MERENDA PEDAGÓGICA:

12-SEGUNDA ETAPA DA PROVA AMPLA:
DITADO PARA VERIFICAR NÍVEL DE ESCRITA DOS ALUNOS:

QUATRO PALAVRAS E UMA FRASE:
UMA PALAVRA MONOSSÍLABA
UMA PALAVRA DISSÍLABA
UMA PALAVRA TRISSÍLABA
UMA PALAVRA POLISSÍLABA
UMA FRASE COM PALAVRA DISSÍLABA E INICINDO PELO NOME DO ALUNO.
ACRESCENTAR 2 PALAVRAS COM ESCRITA SEMELHANTE.
EX:LOBO,BOLO

13-TAREFA DE CASA:

Nome:...........................................

A-Desenha:

Eu quando era bebê.


Depois fui crescendo.Hoje sou assim: TENHO ........ANOS.


Esta é minha família:


Minha casa é assim:


Colar figuras e palavras que iniciem pela letra do teu nome:

AULA 3:quarta-feira

PARA QUE OS ALUNOS SE CONHEÇAM PEDIR PARA OS ALUNOS DO GRUPO áULICO DO DIA ANTERIOR QUE ESCOLHAM OUTRA COR E FORMEM NOVO GRUPO.PREPARANDO ASSIM PARA ELEIÇÃO DO GUPO ÁULICO .

1-ENTREGA DE CRACHÁS:
DIZENDO A LETRA INICIAL PARA QUE ALUNOS DESCUBRAM O DONO.

2-ATIVIDADE CORPORAL:OBSERVAR A CABEÇA.PARTES DURAS ,PARTES MOLES,POSSIBILIDADES DE MOVIMENTO,TAMANHOS,BRINCAR DE LAVAR A CABEÇA,PENTEAR,CORTAR CABELO.
VER NUM OLHO SÓ,MOVER OLHOS,COR,ATÉ ONDE ENXERGAMOS SEM DOBRAR A CABEÇA.

3-OBSERVAÇÃO DO DIA DA SEMANA NO CALENDÁRIO E DA PRESENÇA PLENA NO CARTAZ.

4-TERCEIRA ETAPA DA PROVA AMPLA:
RECITAR O ALFABETO E APÓS AS CRIANÇAS ESCREVEM AS LETRAS DO ALFABETO QUE SABEM.
A PROFESSORA COMEÇA A CHAMAR ALUNOS INDIVIDUALMENTE PARA QUE REALIZEM AS TAREFAS DE LEITURA DO PRÓPRIO NOME :

4-INICIAR A ORGANIZAÇÃO DO TESOURO DO ALUNO:

5-EXERCÍCIOS QUE DESENVOLVAM ASSOCIAÇÃO LETRA /SOM USANDO NOMES DOS ALUNOS.

6-RELEITURA DO LIVRO:
OBSERVAÇÃO: CRIANÇAS SENTADAS EM CÍRCULO PRÓXIMAS DA PROFESSORA.
Passar de mão em mão letras feitas de lixa para que as crianças percebam aspectos topológicos ,pedir que digam palavras que iniciem por determinadas letras.

PROVA AMPLA:
PRODUÇÃO TEXTUAL:
DESENHO E REESCRITA DO TEXTO PELO ALUNO

7-APRESENTAÇÃO DO GLOSSÁRIO DE PALAVRAS (LETRAS BASTÃO E CURSIVAS).

8-FOLHAS XEROCADAS:

EXERCÍCIOS ENVOLVENDO PALAVRAS DO GLOSSÁRIO:
LIGA AS LETRAS DA PALAVRA AO ALFABETO

9-TAREFA DE CASA

PINTA NO ALFABETO ACIMA AS LETRAS DO TEU NOME

COLA SÓ LETRAS

Preciso relatar aos meus colegas a história de meu nome.
Por favor, escreve para mim:

QUEM ESCOLHEU MEU NOME?

PORQUE PREFERIU ESTE NOME?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
QUAL O SIGNIFICADO?

4ª AULA:quinta-feira

1-CHAMADA.

ENTREGA DE CRACHÁS:
JOGO DO ESCONDIDINHO mostrando a primeira letra do nome,ou dizendo a sílaba inicial sem mostrar, para que alunos digam quem deverá buscar o crachá.
Verificar pelas respostas o nível psicogenético dos alunos.

2-LEITURA DA CANTIGA:PELA PROFESSORA,PELA TURMA, E INDIVIDUALMENTE.
QUE PRAZER EM VÊ-LO
PROCURAR SUA INICIAL NO TEXTO MIMEOGRAFADO
QUANTAS PALAVRAS HÁ EM CADA FRASE?

3-HISTÓRIA:
O homem que não sabia ler.

4-TOPOLOGIA DAS LETRAS:
ATIVIDADES ESCRITAS DE TOPOLOGIA
5-ALFABETO VIVO.

6-FOLHA MIMEOGRAFADA TRABALHANDO NOMES DA TURMA.

TÉCNICA DE SENSIBILIZAÇÃO:
ALUNOS EM RODA,A PROFESSORA DIRÁ O NOME DO MESMO ANIMAL NO OUVIDO DE CADA CRIANÇA. JOGANDO UM NÚMERO DE BALAS NO CHÃO CORRESPONDENTE AO NÚMERO DE CRIANÇAS.
EXPLICARÁ QUE SÓ PODERÁ PEGAR BALA AS CRIANÇAS QUE OUVIRAM O NOME DO ANIMAL QUE A PROFESSORA IRÁ DIZER.PORÉM AINDA NÃO PODERÃO COMÊ-LAS.
DIRÁ POR EXEMPLO MACACO.TODAS AS CRIANÇAS PODERAM PEGAR BALA MAS,ALGUMAS CRIANÇAS PEGARÃO MAIS OUTRAS CRIANAS NENHUMA BALA.
DISCUTIR A QUESTÃO DA SOLIEDARIEDADE.

7-MERENDA PEDAGÓGICA: 1 GRUPO SERVE MERENDA PARA O OUTRO.

8-AULA DE MATEMÁTICA CUISENAIRE:

EXPLORAÇÃO DAS BARRINHAS COLORIDAS LIVREMENTE.

ATIVIDADES DIRIGIDAS:

9-TEMA

MEU NOME É:

NOME DA PROFESSORA:

NOME DE 3 COLEGAS:


AULA 5:SEXTA-FEIRA

1-FORMAÇÃO DE GRUPO:

ORQUESTRA CORPORAL:
GRANDE GRUPO IMITA VOZES DOS ANIMAIS FORMAM-SE GRUPOS DE CRIANÇAS DOS QUE FIZERAM MESMO SOM PODEM REPRESENTAR UMA CENA DE HISTÓRIA QUE ESTAMOS ESTUDANDO.

2-COLOCAÇÃO DO CARTAZ ANIVERSARIANTES:

3-HISTÓRIA DO QUADRADINHO:

4-CANÇÃO A FAMÍLIA E OS DEDINHOS.
O PAPAI É ALTO –DEDO INDICADOR.
A MAMÂE BAIXINHA-DEDO MÉDIO.
O IRMÃO MAGRELA-DEDO MÍNIMO.
A IRMÃ GORDINHA-DEDO POLEGAR.
O VOVÔ MORENO-ESFREGA A MÃO NO BRAÇO .
A VOVÓ ALVINHA-ESFREGA O OUTRO BRAÇO.
MISTURANDO TUDO DÁ ESSA BELEZINHA-DEDOS POLEGARES APONTANDO PARA CADA ALUNO.

5-REPARTIR NOS GRUPOS FIGURAS DE FOTOS E PINTURAS ONDE MOSTRE CORPOS FIXOS OU EM MOVIMENTO PARA QUE AS CRIANÇAS POSSAM REPRODUZIR ESTAS CENAS.

6-NA RODINHA IRÁ PASSAR UMA FOLHA DE MÃO EM MÃO,CADA ALUNO IRA CONTRIBUIR COM UM DESENHO ATÉ QUE UMA CENA ESTEJA COMPLETA.DEPOIS COM A AJUDA DA PROFESSORA FAREMOS UM TEXTO COLETIVO.

7-ATIVIDADES COM BLOCOS LÓGICOS:


8-NO PÁTIO :

BRINCADEIRAS:

PULAR CORDA:
SUCO GELADO CABELO ARREPIADO.QUAL É A LETRA DO SEU NAMORADO?
A,B,C,....

BARRA MANTEIGA

EU SOU RICA,RICA,RICA

9-TAREFA DE CASA

DESENHO:

EU ME PAREÇO COM: ..........................................................................

RECORTAR DE REVISTAS BOCA,NARIZ,OLHOS,SOMBRANCELHAS E COLAR NO ROSTINHO ABAIXO:
AUTO-RETRATO CUBISTA.

AULA 6-segunda-feira

1-CHAMADA:

BRINCADEIRA:
...............................COMEU UM PÃO NA CASA DO JOÃO.
DISTRIBUIR HISTÓRIA EM QUADRINHOS CONTENDO ESSA HISTÓRIA.
CARTAZ PRESENÇA PLENA.

2-GRUPOS POR NÍVEL:

Atividade dicionário para alunos silábicos e alfabéticos.
Distribuir uma página com a letra do aluno para que ele escreva o nome dos desenhos iniciados por sua letra .

Para alunos pré –silábicos fichas com exercícios contendo nomes colocados no tesouro.

3-ALFABETO:
Dona Centopéia enviou convites para muitos animais.

Pescar convite contendo nome e letra inicial e colar no cartaz:
arara,borboleta,coruja,formiga,girafa,homem,iguana,jacaré,leão,morcego,onça,
papagaio,quero-quero,raposa,sapo,tartaruga,urubu,vaga-lume,zebra


4-APRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS ATÉ 9:
PEDIR QUE ALUNOS ESCREVAM NUMA FOLHA TODOS OS NÚMEROS QUE SABEM.

Ir chamando os alunos um a um relacionando aos números.

CANÇÃO O PASTORZINHO:
COLOCAR CARTAZ COM ESCRITA EM DOIS TIPOS DE LETRAS DESTACANDO DO NÚMEROS COLORIDOS.
OBSERVAÇÃO DEIXAR ESPAÇO ENTRE LINHAS PARA COLOCAR EM OUTRO MOMENTO O NOME DOS NÚMEROS.

A CENTOPÉIA JÁ VAI CONTAR AS FORMIGUINHAS VOU AJUDAR:
1,2,3,4,5,6,7,8,9,10.
E A TARDINHA VAI RECONTAR AS FORMIGUINHAS VOU AJUDAR:
1,2,3,4,5,6,7,8,9,10.

5-JOGO DAS BANDEIJINHAS:


6--MERENDA PEDAGÓGICA:
NO PÁTIO:

7-TESOURO DO ALUNO:
Atividade no pátio
Cada aluno pega uma palavra do seu tesouro.seguem a ordem da professora que diz alternadamente:
Ex:2 letras dentro do círculo,três letras fora,5 letras em cima da linha...


8-CONSTRUÇÃO MENTAL DO NÚMERO:

CORRIDA DOS BAMBOLÊS:
CRIANÇAS EM DUAS FILAS.
CORRIDA DOS BAMBOLÊS(JOGO DE ATENÇÃO E VELOCIDADE):
A PROFESSORA DIZ UM NUMERO PARA CADA CRIA NÇA DA FILA.DIRÁ NÚMEROS ALTERNADAMENTE E UMA COR. A S CRIANÇAS CORRESPONDENTES AOS NÚMEROS CITADOS PELA PROFESSORA SAEM CORRENDO DEVERÃO ENTRAR NO BAMBOLÊ DA COR DETERMINADA.GANHA QUEM CHEGAR PRIMEIRO.

9-TAREFA DE CASA:

DESENHA AS VELAS DE ANIVERSÁRIO CONFORME TUA IDADE:

COLA BOLINHAS DE PAPEL DE ACORDO COM OS NÚMEROS:

AULA 7:TERÇA-FEIRA

1-CHAMADA:

CATAZ PRESENÇA PLENA.

CANÇÃO :
NOSSO GRUPO ESTÁ COMPLETO.
VAMOS JUNTOS FESTEJAR
NOSSO CORPO ESTÁ INTEIRO
TEM MAIS FORÇA PARA APRENDER E ENSINAR.YES!

2-ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO:
CRIANÇAS EM CÍRCULO.UM DOS ALUNOS FICA NO MEIO DA RODA DE OLHOS VENDADOS
CRIANÇA DA RODA IMITA O SOM DE ANIMAL DA FLORESTA E QUEM ESTÁ NO MEIO TERÁ QUE DIZER NOME DA CRIANÇA QUE FEZ IMITAÇÃO.

3-FOLHA MIMEOGRAFADA CAMINHO DAS LETRAS INICIAIS DOS COLEGAS.

4-LEITURA PELA PROFESSORA:
BATALHÃO DAS LETRAS DE MÁRIO QUINTANA.

5-APRESENTAÇÃO DAS VOGAIS.
IR AO QUADRO INDIVIDUALMENTE PASSAR O DEDINHO NA LETRA ESCRITA NO QUADRO,OBSERVANDO TRAÇADO,IMITAR ESSE MOVIMENTO NO AR.PERCOORRER O CAMINHO TRAÇADO NO CHÃO.
PINTURA ,RECORTE,COLAGEM DA LETRA A CURSIVA:MAIÚSCULA E MINÚSCULA.

6-ATIVIDADES SOBRE A HISTÓRIA DA CENTOPÉIA:

JOGO DO VERITEK
FICHAS DIDÁTICAS

PROVA AMPLA:

MERENDA COLETIVA:

APÓS RECREIO:HARMONIZAÇÃO
EM RODINHA CRIANÇAS FECHAM OS OLHOS.
ABRIMOS A PORTA PARA UM PAÍS ENCANTADO ENCONTRAMOS UM CAMINHO SUAVE,CHEIO DE PEDRINHAS COLORIDAS.VEMOS FLORES DE DIVERSAS CORES,SENTIMOS SEU PERFUME,OUVIMOS OS PASSAROS QUE VOAM AO NOSSO LADO.CONTINUAMOS SUBINDO NO ARCO-ÍRES,ESCORREGAMOS DENTRODA SALA DE AULA,ABRIMOS OS OLHOS.AGORA VAMOS ESTUDAR TRANQUILAMENTE.


TAREFA DE CASA:


AULA 8:QUARTA-FEIRA:

1-CHAMADA:

ENTREGA DE CRACHÁ.
CARTAZ PRESENÇA-PLENA,PREENCHER COMO ESTÁ O TEMPO

2-FICHAS DIDÁTICAS NOMES DO ALUNO:

3-CARTAZ ALFABETO CURSIVO.:
CANÇÃO DO ALFABETO:


4-JOGOS DE BARALHO ENVOLVENDO GLOSSÁRIO DE PALAVRAS DA HISTÓRIA DA CENTOPÉIA
FICHAS DIDÁTICAS:

5-A HISTÓRIA DA CATARINA:
A PROFESSORA CONTA A HISTÓRIA E CRIANÇAS IMITAM MOVIMENTO.


6-ATIVIDADES SOBRE LATERALIDADE:
FICHA DIDÁTICA:

MERENDA PEDAGÓGICA:
FICHA DIDÁTICA

ELEIÇÃO DE GRUPO ÁULICO

TAREFA DE CASA:

DESENHAR:

O QUE POSSO FAZER SOZINHO:


O QUE PRECISO FAZER COM AJUDA DOS OUTROS